Documentário: HENRY FORD - The Biography Channel (Resenha)

Filho de fazendeiros, Henry não gostava da vida dura que levava na fazenda, ele via a escola como um dos refúgios para amenizar as horas de trabalhos duros e entediantes.
Aos 12 anos Henry perdeu sua mãe e logo apos isso viu um trator de fazenda enquanto caminhava com seu pai no campo, era um carro com motor de autopropulsão e para ele foi incrível pois não tinha visto nada como aquilo antes em sua vida, foi nesse momento que ele soube que queria trabalhar com maquinas. Henry era curioso por natureza, desde novo um mecânico talentoso, aos 13 anos ganhou um relógio de presente onde viu a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades, ele o desmontou e o consertou de novo.
Sua primeira chance de trabalhar com motores foi aos 16 anos, saiu da fazenda e arrumou um emprego na Dry Dock Company, uma fabricante de barcos de ferro, apos 3 anos trabalhando como aprendiz Ford decidiu que já tinha aprendido tudo oque queria ali,largou o emprego e logo apos foi contratado pela Westinghouse Company para reparar maquinas.

Ford na Dry Dock Company

Clara e Edsel Ford
Cada vez mais inspirado Ford se empenhou em construir o veiculo que havia formado em sua mente, com ajuda de seus amigos da Edison Company em seu celeiro começou a construir o seu veiculo que chamava de "quadriciclo" que se constituía em juntar duas bicicletas lado a lado movidas por um motor movido à gasolina, em 4 de julho de 1896 produziu o seu primeiro carro.
Apos 3 anos Ford convidou um investidor para dar uma volta, e antes mesmo dela acabar o negocio já tinha sido fechado, A Detroit Automobile Company abriu tendo Ford como Mecânico Superintendente, mas isso durou apenas 1 ano.

Henry Ford em 1896 com o "Quadriciclo".
Ford tinha a capacidade para construir carros, mas não para fazer uma empresa funcionar, Ford continuou e conseguiu investidores e publicidade para montar a Ford Motor Company, ele desenhou o primeiro carro de sua empresa e foi atras de soluções para os seus problemas de produção que tinham lhe dado problemas no passado, montou sua fabrica, e contratou funcionários.

Ford Motor Company em 1903
Em 1903 Ford vendeu o seu primeiro carro o "Modelo A" para um dentista.
Em 1908 Ford lança o revolucionário Modelo T, trazendo novidades com o volante do lado esquerdo, motor e cambio fechados dentro do capo, trazendo mais segurança e tendo assim a dirigibilidade mais superior da época, a fabrica estava congestionada de tantos pedidos, ele tinha que resolver um problema, como suprir a alta demanda de seus carros.

Henry Ford e o Modelo T
Na época os funcionários conseguiam fabricar 25 carros por dia mas não era o suficiente, Henry teve uma ideia revolucionaria, a esteira da linha de montagem, com isso o funcionário não precisava ficar responsável por todo o trabalho, ele passava a se especializar em uma determinada etapa da montagem, isso fez com que os carros caíssem de presso ano após ano se tornando muito mais acessível para os consumidores.
Mas havia um fator que ele não havia pensado antes, a produção em massa era entediante, e isso teve seu custo pois o trabalho era cansativo, onde muitos trabalhadores desistiam de seus empregos, a partir disso Ford passou a pagar o dobro para seus funcionários visando ingenuamente melhorar a vida dos trabalhadores.
Em 1919 Henry comprou todo os seus acionistas e se tornou o único dono da Ford Motor Company, pois sentia que eles interferiam em sua empresa, depois de comprar todas as ações ele estava livre para levar sua empresa para onde quisesse e isso estava longe dos carros, ele criou o trator Fordson e um avião para um passageiro e de baixo custo.

Trator Fordson

Avião Ford para 1 passageiro
Mas o maior sonho de Henry Ford era o Rouge, uma fabrica que era gigante, e ele a construiu nas margens do rio Rouge no Michigan, que naquela época era o maior complexo industrial da terra.

Rouge em operação

Trabalhadores no Rouge
Ford mais uma vez achou que devia oferecer seus pensamentos, ele tinha dinheiro e a popularidade necessária para colocar seus pensamentos no papel, publicou sua primeira revista, com comentários preconceituosos, onde ele culpava os judeus por tudo, apos ser reprovado publicamente e enfrentar um processo por difamação, ele decidiu se desculpar, mas haviam duvidas sobre as suas desculpas. Em 1938 Ford aceitou a Grã-Cruz-Alemã, a mais alta honraria que a Alemanha Nazista concedia a colaboradores estrangeiros.

Ford sendo condecorado
Com o lançamento do novo Modelo A a Ford Motor Company voltou com tudo para o mercado, era um carro moderno e de acordo com a época, o Modelo A foi essencial para a parceria entre pai e filho.
Em 1929 o mercado de acoes faliu, Henry Ford lutou sozinho contra a depressão aumentando o salario de seus funcionários e reduzindo os preços de seus automóveis, mas não conseguiu manter a ideia por muito tempo, em 1931 a depressão bateu na porta da Ford, as vendas caíram, mas uma vez Ford foi obrigado a mandar funcionários embora e paralisar a produção de carros, os funcionários que restaram tinham o seu salario cortado.
Uma multidão se uniu para confrontar Henry para a demanda de mais empregos, a policia para assustar a multidão atirou e assim resultou na morte de 4 pessoas.

Jornal da época noticiando as mortes
O que voltou a trazer os trabalhadores a Rouge foi uma das inspirações de Henry, o Ford V-8, o carro foi bem recebido no mercado e fizeram as vendas subirem novamente,foram feitos diversos tributos a Ford por sua genialidade, sendo elogiado pelo ótimo carro que tinha feito, ganhando elogios ate mesmo de Cylde Barrow da dupla Bonnie e Clyde o famoso casal de criminosos americanos.

Bonnie e Clyde com o seu V-8
Em maio de 1943 Edsel Ford morreu, Henry nunca mais foi o mesmo com a morte de seu filho, o neto de Ford, Henry Ford !! talvez traria ordem ao caos que a Ford havia se tornado, a viúva de Edsel ameaçou vender suas ações se seu filho não se tornasse presidente, e Henry aceitou, em setembro de 1945 Henry Ford !! se tornou o presidente da Ford.
Em 1947 aos 83 anos Henry Ford morre nos ombros de sua esposa, vitima de uma hemorragia cerebral, dez mil pessoas foram ao velório de Henry, fabricas pararam por demonstração de respeito a Ford. Em Detroit pediram aos motoristas que parassem de dirigir quando o corpo de Ford fosse enterrado.

Fila para ver o corpo de Henry Ford
Responsável e planejador: Matheus Claudio
Resenha: Grupo Seis pontas.
Resenha: Grupo Seis pontas.
Excelente resenha!!!!
ResponderExcluir