Filme: Fome de Poder (Resumo Crítico)

O filme fome de poder conta a história de Ray Kroc, que de uma forma controversa, transformou um pequeno negocio de um restaurante de atendimento rápido criado por dois irmãos empreendedores.
Richard James (Dick) MacDonald e Maurice James MacDonald e que hoje é um dos maiores conglomerados do mundo, o McDonald's.
Este filme aborda a trajetória e uma história de vida de
sucesso profissional, vivida no mercado capitalista e no seu
casamento, mostra os degraus de cada poder que Kroc alcança. Dada a sua fome de poder Kroc tenta alcançar o poder e mais sucesso profissional.
Digamos que Ray era ambicioso, foi o grande idealizador pela ascensão do MacDonald's, os irmãos MacDonalds já haviam tentado fazer com que o negocio se tornasse uma franquia, mas a ideia inicial deles não deu certo, ele tinha muita ambição para tornar o MacDonald's o restaurante numero 1 do mundo, ele viu na lanchonete dos irmãos uma ideia inovadora, com ideais de Ford, onde procuravam maximizar o tempo de atendimento dos clientes, com um atendimento inovador, onde cada funcionário tinha uma função e especificação, agilizando o trabalho, e o tornando mais eficiente, sendo assim o cliente não teria que esperar por 30 minutos e sim 30 segundos, tornando assim um diferencial próprio.
O que pouca gente sabe é que no começo, Ray Kroc tinha
dificuldade de encontrar franqueados que tivessem bolso para bancar a compra de
terreno e construção das lojas, dificultando a expansão.
Um de seus funcionários teve uma ideia genial. Este
funcionário sabia que existiam investidores dispostos a comprar terrenos e
construir imóveis para aluguel, mas também sabia que esses investidores
provavelmente não gostariam de ficar fazendo hambúrgueres. A ideia foi usar o
capital desses investidores para bancar a expansão da rede. Eles descobriram
que existiam investidores com dinheiro de sobra para o negócio imobiliário.
Mercado imobiliário é o mercado do setor imobiliário que
negocia com terreno, bem como qualquer coisa construída neste dado terreno
(como prédios, por exemplo). O franqueado não precisava mais ter tanto capital,
pois pagava o aluguel com o fluxo de caixa da venda de hambúrgueres. O
McDonald’s cobrava um ágio sobre o preço de aluguel combinado com o investidor
imobiliário.
Os relatos são que este ágio chegava a incríveis 40% – ou 5% das receitas do restaurante -, o que fosse maior.
Os relatos são que este ágio chegava a incríveis 40% – ou 5% das receitas do restaurante -, o que fosse maior.
O McDonald’s tinha o melhor negócio imobiliário do mundo,
pois recebia aluguéis sem investir em imóveis.
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