Artigo: Recursos Humanos X Gestão de Pessoas (Resenha)
A área dos recursos humanos se torna um dos principais fatores de transformação em organização, mas nem sempre foi assim, antigamente os recursos humanos pregava apenas a execução de tarefas, e a obediência entre chefe e funcionários, hoje em dia isso mudou, o empregador passou a ser chamado de colaborador e o chefe de gestor, a gestão visa a valorização, tanto profissional quanto humana.
Na sociedade atual o talento humano é uma das principais qualidades no mercado competitivo, essa capacidade vista com os olhos de colaboradores, tornam o papel humano seu grande diferencial.
As organizações buscam novas formas de gestão, o seu sucesso depende de como você vai investir no lado humano. A vantagem competitiva não depende somente de financeiro, mas também das pessoas que fazem a parte organizacional alavancando o sucesso. A gestão de pessoas é envolvida entre a participação e o envolvimento do capital humano, cabe a ela humanizar a empresa. A função do departamento de recursos humanos e planejar, controlar atividades, avaliar a capacidade e qualificação em um todo preservando a saúde do ambiente de trabalho. O aspecto de gestão de pessoas tem uma enorme responsabilidade na formação profissional, objetivando o crescimento da instituição e dos funcionários.
O Desenvolvimento dos princípios, habilidades e competências, é de suma importância para o gestor e também para o colaborador, pois envolvem elementos de sua personalidade que aplicados profissionalmente. O clima de trabalho com os princípios do bem estar e a motivação dos servidores, objetivando a satisfação dos colaboradores.
A gestão de pessoas fomentadas e desenvolvidas por todos da instituição num bom ambiente de trabalho. Reconhecimento do potencial humano como recurso estratégico, muito importante para o sucesso profissional. Envolver todos os servidores de trabalho com a participação dos mesmos na gestão, reconhecendo que é necessário capacitar e profissionalizar o servidor. Para que possam ter um bom potencial de modo coerente e convergente com os objetivos da instituição. Manter os esforços para criar uma cultura organizacional que conduza a excelência do desempenho ao crescimento individual e institucional. Reconhecer os elementos da sociedade, os cidadãos considerando individualmente e em suas entidades associativas.
O treinamento é a função de gestão mais importante na literatura teórica e pratica sobre a melhoria da qualidade. Na chamada era do conhecimento, o treinamento é apresentado como o mais importante fator crítico do sucesso. Para isto acontecer é necessário a execução de um plano de capacitação anual, voltado para o desenvolvimento do funcionário.
Desenvolver ações no sentido da formação de gerentes com postura participativa.
Capacitando-os para exercícios do papel de orientador, estimulador do desempenho dos colaboradores.
Possuir instrumentos de avaliação da satisfação dos funcionários e indicadores organizacionais, bem como ações para identificação, analise e solução de problemas e melhoria dos serviços.
A gestão de pessoas, está mais vinculada ao paradigma mecanicista, que abrange profundamente as áreas de atuação humana, como vistas a melhoria do processo de gestão de pessoas, que vem sendo desenvolvido por varias instituições por meio do pensamento sistêmico.
Dentro da área de gestão de pessoas surge uma geração de profissionais com foco em negócios e suas relações.
O trabalho humano em organizações tem merecido a atenção de muitos estudiosos.
Que tentam compreender os fatores que compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoa no ambiente de trabalho. Em linhas gerais, uma organização não será capaz de demonstrar respeito por seus consumidores se não praticar esse mesmo principio internamente, ate porque são os recursos humanos da empresa que possuem contato direto com o publico externo.
O autor destaca os aspectos estruturais em um ambiente agradável em âmbito operacional e comportamental, com a compreensão de valores humanos, morais e éticos, gerenciando pessoas e recursos, juntamente a tomadas de decisões, recrutamento, seleção de pessoas e outras atividades como a motivação, realização, felicidade, desempenho, competitividade e estratégia. Com objetivos diretos e claros, sendo responsabilidade de todos da organização.
Outros objetivos como trabalho produtivo e competitivo interno, por meio da motivação. Garantindo a qualidade das ações e interações de funcionários. Por meio do Setor de Recursos humanos, visando a pessoa dignamente ao reconhecimento salarial válido, ações pessoais e sociais, sem o individualismo negativo, criticado por não haver espírito de equipe.
O líder tem o papel importante nessa ocasião, na coordenação equivalente ao seu lado humano, não de um chefe autoritário que ordena, divide e separa a equipe.
Um grande líder ou gestor tem seu lado crítico, de opinião própria e flexível a transformações tecnológicas e sociais. O autor faz uma citação do Filósofo Maquiavel, em O príncipe, destacando que a solução do gestor deve ser rápida, para não piorar ao passar do tempo.
Más o autor relembra o importância do respeito ao ser humano como pessoa. O comportamento de crescimento, juntamente com responsabilidades sociais, evitando conflitos e obstáculos para o crescimento pessoal, corporativo e empresarial.
Pessoas tem emoções e sentimentos, que necessitam de valorização como um participante da empresa, resultando assim em uma maior produtividade e desempenho. Deste modo, todos da organização buscando metas e resultados, com os clientes, colegas, parceiros e a própria empresa. Assim garantindo o bem estar de todos da organização, livre de stress e falta de motivação, pois o funcionário se sente parte de um todo.
A importância do colaborador na instituição, assim como seu desempenho, adicionando o fato da modernização e a reestruturação do processo produtivo. O texto destaca, a diferença entre recursos humanos (RH) e gestão de pessoas onde sintetizando, que anteriormente o departamento de RH era apenas mecanicista, pois não fazia nada além de cuidar da folha de pagamento e contratações/demissões de funcionários, porém com o passar dos tempos isso vem se modernizando podendo chamar Gestão de pessoas.
A gestão de pessoas abrange um pouco mais, pois cuida da parte humana além de ajudar nos trabalhos mecanizados do RH adiciona o cuidado com o funcionário no cenário de treinamento, desenvolvimento, capacitação e formação do cidadão.
As organizações buscam novas formas de gestão, o seu sucesso depende de como você vai investir no lado humano. A vantagem competitiva não depende somente de financeiro, mas também das pessoas que fazem a parte organizacional alavancando o sucesso. A gestão de pessoas é envolvida entre a participação e o envolvimento do capital humano, cabe a ela humanizar a empresa. A função do departamento de recursos humanos e planejar, controlar atividades, avaliar a capacidade e qualificação em um todo preservando a saúde do ambiente de trabalho. O aspecto de gestão de pessoas tem uma enorme responsabilidade na formação profissional, objetivando o crescimento da instituição e dos funcionários.


Desenvolver ações no sentido da formação de gerentes com postura participativa.
Capacitando-os para exercícios do papel de orientador, estimulador do desempenho dos colaboradores.
Possuir instrumentos de avaliação da satisfação dos funcionários e indicadores organizacionais, bem como ações para identificação, analise e solução de problemas e melhoria dos serviços.
A gestão de pessoas, está mais vinculada ao paradigma mecanicista, que abrange profundamente as áreas de atuação humana, como vistas a melhoria do processo de gestão de pessoas, que vem sendo desenvolvido por varias instituições por meio do pensamento sistêmico.
Dentro da área de gestão de pessoas surge uma geração de profissionais com foco em negócios e suas relações.
O trabalho humano em organizações tem merecido a atenção de muitos estudiosos.
Que tentam compreender os fatores que compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoa no ambiente de trabalho. Em linhas gerais, uma organização não será capaz de demonstrar respeito por seus consumidores se não praticar esse mesmo principio internamente, ate porque são os recursos humanos da empresa que possuem contato direto com o publico externo.

Outros objetivos como trabalho produtivo e competitivo interno, por meio da motivação. Garantindo a qualidade das ações e interações de funcionários. Por meio do Setor de Recursos humanos, visando a pessoa dignamente ao reconhecimento salarial válido, ações pessoais e sociais, sem o individualismo negativo, criticado por não haver espírito de equipe.
Um grande líder ou gestor tem seu lado crítico, de opinião própria e flexível a transformações tecnológicas e sociais. O autor faz uma citação do Filósofo Maquiavel, em O príncipe, destacando que a solução do gestor deve ser rápida, para não piorar ao passar do tempo.
Más o autor relembra o importância do respeito ao ser humano como pessoa. O comportamento de crescimento, juntamente com responsabilidades sociais, evitando conflitos e obstáculos para o crescimento pessoal, corporativo e empresarial.
Pessoas tem emoções e sentimentos, que necessitam de valorização como um participante da empresa, resultando assim em uma maior produtividade e desempenho. Deste modo, todos da organização buscando metas e resultados, com os clientes, colegas, parceiros e a própria empresa. Assim garantindo o bem estar de todos da organização, livre de stress e falta de motivação, pois o funcionário se sente parte de um todo.
A importância do colaborador na instituição, assim como seu desempenho, adicionando o fato da modernização e a reestruturação do processo produtivo. O texto destaca, a diferença entre recursos humanos (RH) e gestão de pessoas onde sintetizando, que anteriormente o departamento de RH era apenas mecanicista, pois não fazia nada além de cuidar da folha de pagamento e contratações/demissões de funcionários, porém com o passar dos tempos isso vem se modernizando podendo chamar Gestão de pessoas.
A gestão de pessoas abrange um pouco mais, pois cuida da parte humana além de ajudar nos trabalhos mecanizados do RH adiciona o cuidado com o funcionário no cenário de treinamento, desenvolvimento, capacitação e formação do cidadão.
Responsável e planejador: Jose Nildo
Resenha: Grupo Seis pontas.
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